Antônio Thadeu Wojciechowski

Nasceu em Curitiba, Paraná, no dia 24 de dezembro de 1950. É professor e poeta. Professor de Comunicação e Expressão, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (1978/1983). Professor de Semiótica e Linguagem Avançada da Sociedade Paranaense de Ensino de Informática (SPEI, 1983-1985). Professor de todos os cursos de aperfeiçoamento em ensino de literatura aos professores de Literatura Portuguesa (Salvador, 1983). Professor da Unioeste – Universidade do Oeste do Paraná, para ministrar curso de atualização cultural aos professores, pró-reitores e diretores dos centros acadêmicos (2000 e 2001).

Obras: Um grito na cidade cinzenta, Sala 17, Reis Magros, Thadeu 1, Sangra Cio, Thadeu 2, Meteoro,O Corvo, Feiticeiro Inventor, Pérolas aos Poukos, Os Catalépticos, O Livro do Tao, Eu, Aliás, Nós, O Amor é Lino, Assim até eu.

Biografia extraída de: http://simultaneidades.blogspot.com

 

Thadeu Wojciechowski contribuiu para o zine de divulgação do 1º Alternatiba Mostra Autoral, com o poema ”Celebração”. Mais sobre o poeta no seu blog: http://polacodabarreirinha.wordpress.com/

 

CELEBRAÇÃO

.

Celebro a farta porradaria da boa
A alegria dos socos e dos palavrões
A camaçada de paus na cara e na coroa,
Sangue, dentes quebrados e escoriações

Celebro a guerra total dos mundos
A rara arte do contista do vigário
O calote dos cheques sem fundos
A marcha fúnebre do farrista mercenário

Celebro a marginália, a tribo e o forte
O urro retumbante e o chacoalhar de ferros
O silêncio ensurdecedor da morte
A eloqüência do chumbo entortando os berros

Celebro a vida e a coragem de mudar
Celebro a morte e a vontade de lutar

 

Imagem

Leave a comment